Oprojeto"Promoting Mental Health During Pandemic"tem como objetivos compreender o impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental da população adulta residente em Portugal e desenvolver ferramentas que permitam a auto-monitorização da saúde mental bem como a orientação das situações que possam beneficiar de cuidados de saúde. O projeto é liderado pelo Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho, sob coordenação de Pedro Morgado, e foi financiado pela FCTno âmbito do programa Research4Covid.
No âmbito deste projeto, mais de duas mil pessoas foram monitorizadas semanalmente ao longo de todo o Estado de Emergência, o que permitiu descrever fatores associados a sintomas psiquiátricos bem como compreender a sua evolução ao longo do tempo. Foi ainda possível avaliar o impacto na saúde mental dos médicos e compreender a importância da literacia em saúde na adopção de hábitos durante a pandemia.
Além do trabalho de investigação que se encontra em curso, este projeto permitiu o desenvolvimento da presente plataforma que tem como objetivo promover a auto-avaliação e auto-monitorização da saúde mental bem como divulgar ferramentas de gestão emocional, melhoria do sono e adopção de estilos de vida saudável.
A auto-avaliação dos sintomas é efetuada através da utilização de dois instrumentos frequentemente utilizados na prática clínica: o PHQ-9 para pesquisar a presença de sintomas depressivos e o GAD-7 para pesquisar a presença de sintomas ansiosos. Embora estas ferramentas tenham um valor informativo relevante, não efetuam o diagnóstico nem substituem a avaliação personalizada efetuada por um profissional de saúde.
Pode consultar de seguida alguns dos artigos científicos e das notícias que foram publicados no âmbito deste projeto.